Pages

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

SERÁ QUE NATAL É ISSO?


Como o sentido natalino foi corrompido no decorrer dos tempos, basta darmos uma olhadela no evangelho de Lucas capítulo 2, e veremos a diferença entre o fato original e real do nascimento de Jesus, e, o que se comemora nos dias atuais.
Natal hoje é símbolo de consumismo exacerbado. Muitos ficam endividados o ano inteiro, para poder satisfazer o desejo consumista da família. Por outro lado, a mídia, com suas propagandas, que arrastam os pobres mortais, incautos, para dentro dos shoppings e lojas, onde gastam o tão suado décimo terceiro salário, e muito mais.
Natal hoje é símbolo de hipocrisia, e digo por quê: Onde homens e mulheres, que 364 dias do ano passam se detratando, mentindo, traindo, pecando das mais variadas formas, que não é lícito aqui relatar, enchem as rádios e jornais de: “UM FELIZ NATAL E UM VENTUROSO ANO NOVO”. Hipocrisia pura. Meio de se apresentarem para mais uma vez sair seus nomes nas páginas coloridas dos jornais e ouvirem seus nomes soarem pela atmosfera de Deus.
Natal hoje é símbolo de desigualdade, pois o Cristo de uma classe, não é o mesmo de outra classe. Principalmente em um país como o Brasil que o povo está dividido assim: classe A,B,C,D,E, etc. O povo virou letra. Letra fria, fazia de sentido e conteúdo. Apenas letra. Não tem nome, coração, sentimentos, razão. Não precisa pensar, falar, apenas existir para ser contado em meio às classes. O Cristo de Copacabana, não é o do Morro do Alemão. O Cristo do Morumbi, não é do Peri Alto.
Que desigualdade! Que coisa horrível! Que natal que nada. Ilusão, hipocrisia, badalação. Se juntasse todas as luzes de natal do mundo inteiro, não daria para iluminar uma alma angustiada. Pois enquanto os políticos e bilionários dormem com seus cobertores térmicos, correm nos seus pastos verdejantes, singram as águas em seus luxuosos iates, voam em seus aviões particulares; pobres dormem embaixo da ponte, embaixo de barracas de plástico preto, comem o que sobra do final da feira, pacientes morrem nas filas dos hospitais públicos sem ter quem os atenda.
O mundo está precisando do Verdadeiro Cristo, o Filho do Deus vivo. Aquele que nasceu em Belém, mas que precisa nascer em cada coração. Somente assim, o mundo poderá ser diferente, caso contrario a ilusão, a hipocrisia e as mentiras do natal continuarão para sempre.

Pr Daniel Nunes

0 comentários:

Postar um comentário